Tuesday

while the city is busy sleeping


as horas vão passando e tu começas a sentir aquela inquietação outra vez. aquele desconforto que te assalta, todas as noites, uma após a outra. costumas inventar actividades que te preencham os minutos, as horas, adias até mais não poderes o momento do descanso. às vezes fumas um cigarro (às vez dois), outras vezes olhas para a televisão (mas não vês, não, não vês nada), outras vezes abres livros desinteressantes e aborrecidos que possam apressar os bocejos e o cair das pálpebras. mas nada do que faças (nada mesmo) consegue evitar o vazio que sentes ao cair na cama e apagar a luz. dás voltas e voltas, pegas no telemóvel, pões o despertador. dás outra volta na cama e tentas imobilizar o teu corpo. tentas pensar que te estás a transformar em pedra; primeiro os pés, depois as pernas, depois o tronco. foi o teu pai que te ensinou este estratagema, e não te lembras de alguma vez teres passado dos calcanhares enquanto eras criança. agora, chegas até à cabeça e continuas com os olhos bem abertos, com o espírito totalmente desperto. tic tac tic tac tic tac, o relógio não pára. dás mais uma volta na cama, acendes a luz. pensas que esta vai ser uma noite como as outras, só não consegues entender porquê.

8 comments:

Anonymous said...

quando isso acontece há fortes probabilidades que algures em benfica ou em s joao a quase-gémea esteja na mesma, por isso ur not alone...! love u*

Anonymous said...

ah! e essa coisa de imaginar o corpo em pedra é algo que sempre me irritou imenso não conseguir fazer! acho que não tenho paciência lol... ponho-me a pensar imenso naquilo, é como tentar ver imagens naquelas páginas cheias de cores: impossibilidades físicas da minha pessoa!
(acho que o meu pai se pôs a fazer isso depois dessa conversa e conseguia - bah)

Leonor said...

obrigada, quase-gémea :) mas não tomes tudo o que aparece aqui como sendo auto-biográfico..porque não é..:)

por acaso a técnica da pedra costuma funcionar comigo. e quanto às imagens a 3D, é preciso alguma insistência...e um QI normal, coisa difícil no teu caso :p

Anonymous said...

ah, eu acabei por pensar que era por causa da historia da pedra do teu pai :)


pff, nem vou dignificar esse comentario com uma resposta.

pfffffff

sergiodiassilva said...

não te quero ofender, mas isto faz-me lembrar uma música do Palma.

gi said...

gostei, outra vez.
é tudo o que importa.
gosto das tuas impressões e das tuas 'afterimages'. gosto do que fica em ti da espuma dos dias, da neblina nocturna. tudo é biográfico, no sentido em que o que é pensado é vivido.
;-).

Leonor said...

sérgio: já me ofendeste :|

gi: «tudo é biográfico, no sentido em que o que é pensado é vivido.»
sim, tens razão..:)

sergiodiassilva said...

"vês o teu nome escrito num envelope que abres nervosamente / já tinhas lido essa carta antecipadamente / e os teus olhos ignoram as letras e fixam as entrelinhas / e exclamas 'mas afinal estas palavras são minhas' / o caminho para trás está vedado e tens um muro à tua frente / e quando olhas para o lado vês a mobília indiferentes / e abandonas essa casa onde sentiste o chão a fugir / arquitectas outra morada mas sabes que estás a mentir / porque há qualquer coisa que não bate certo / qualquer coisa que deixaste para trás em aberto / qualquer coisa que te impede de te veres ao espelho nu / e não podes deixar de sentir que o culpado és tu."