Saturday
sodade parte II
Quarta-feira
A viagem está a chegar ao fim. Estamos em S.Vicente, mais concretamente, no Mindelo. À chegada notámos logo o contraste de paisagem com a ilha do Sal: aqui há verdadeiras montanhas, muito recortadas, que formam imagens lindíssimas no céu. O Mindelo é uma cidade africana: muito movimento, mulheres a vender peixe e fruta nas ruas, muitas cores, o mar em frente, animação nocturna (a praça em frente ao hotel é um verdadeiro ponto de encontro nocturno). É já uma aproximação à civilização à qual vamos ter que voltar inevitavelmente e, por isso, a minha primeira impressão não foi muito positiva: o hotel muito bom MAS já ao estilo ocidental; a cidade muito gira MAS já é uma cidade; e por aí em diante.
Ontem alugámos um carro e fomos dar a volta à ilha. Apesar de existirem mais montanhas, a paisagem continua igualmente árida (à excepção do pico verde, onde se tem uma vista fantástica e umas vertigens igualmente fantásticas). Visitámos algumas praias, mas a areia aqui é mais escura. À chegada a Calhau, depois de termos andado perdidos no meio de montes e vales, o jipe avariou. Claro. Estivemos muito tempo à espera do homem do rent-a-car e só depois pudemos almoçar num restaurante no Calhau (que é uma verdadeira cidade-fantasma..): comida muito boa, ambiente nem por isso (tínhamos uma mesa cheia de espanhóis aos berros ao lado).
À noite fomos jantar com um grupo de portugueses a um restaurante (que na verdade era mesmo a casa dele..) de um pintor cabo-verdiano - Kiki Lima – e acabámos por ficar todos no terraço. Fomos petiscando comida típica, mas o melhor veio mesmo depois. O pintor, para além de pintar, também toca e canta e então estivemos todos juntos a ouvi-los tocar Morna (um género musical muito parecido com o Fado), com mais uns quantos locais e o ambiente era tão acolhedor, tão descontraído, tão simpático, que me apetecia ficar por ali a noite toda. Um dos grandes atractivos deste país são as pessoas, sem dúvida.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
essa segunda fotografia é a praia grande não é?
lembro-me dela, tão bonita.
(joana, bjorkeira ou anis no lj)
não me lembro do nome da praia, sei que é na ilha de S.Vicente, perto de Calhau..
(olá;)*)
Post a Comment