Thursday

the hardest part was letting go

[retalhos de uma vida]


A sala que aos poucos se tornou nossa, onde eu e o T. acabávamos as noites a comer bolachas-maria com leite e a comentar os acontecimentos, onde obrigávamos o P. a ver Ally McBeal a horas impróprias, onde nos despedimos das gurias, onde surgiu a primeira conversa com o D., onde todos os nossos amigos se sentaram nos inúmeros jantares que lá aconteceram. As refeições na varanda, o jantar a três com a E. e a E., os cozinhados da P., as discussões com o G., o delírio com o T. ao som dos Gorillaz..


A casa dos nossos vizinhos mais queridos. O bacalhau à Gomes Sá da A., a festa surpresa do L., as coreografias da M., as sessões de Ally McBeal com a A. e a M., as conversas sobre o turco. A chegada da C. e da E., novas amizades que começam a desabrochar, a partida do F., o início do fim.


Regressar da Sardenha e sentir-me em casa quando volto a ver a Praça da Catalunha. Despedir-me aqui do A. com um "hasta pronto!" gritado enquanto ele corria para apanhar o autocarro. A noite com o D., nestes bancos, a conversar até demasiado tarde sobre assuntos demasiado sensíveis.


A primeira saída com as primeiras pessoas que conheci nesta cidade. A constante sensação de possibilidade, de adrenalina, de que tudo pode mudar a qualquer altura. Sentir-me em erasmus e ser totalmente preenchida por essa realidade. As primeiras conversas com a E., o nascer de uma amizade.


A casa do M. O piano, o Buena Vista Social Club, a intimidade e carinho que cresciam de dia para dia. A noite na Plaza del Rey com uma cerveja, um músico e uma conversa. As saudades..


Deambular pela cidade e sentar-me a ouvir quem toca por detrás da catedral. Passear por aquelas ruas com a G. numa noite em que o coração estava apertado, e sermos surpreendidas por um saxofonista a tocar, sozinho, para ele próprio. Tentar não perturbar o seu momento e flutuar ao som da sua música..


Sair do trabalho e vir a pé para casa, evitando a multidão das ramblas e tentando sempre passar por ruas desconhecidas. Passar na padaria e comprar as melhores baguetes de Barcelona. Comê-las com doce de morango em casa, enquanto contava à P. as aventuras do meu dia e ela me mostrava os progressos do seu caderno. Decidir o que jantar e ir ao Dia fazer as compras de última hora.


Descobrir esta praça por puro acaso, numa tarde em que explorava o bairro gótico. Mostrá-la ao T. e à M. num dia em que se celebrava um casamento. Assistir à chegada da noiva, ficar registrado nas fotografias a nossa presença naquele dia tão importante para aquelas duas pessoas. Mostrar aquele sítio a todas as pessoas que me iam visitar. O dia em que fui com o M. e fomos recebidos por uma chuva de flores amarelas que caíam das árvores, enquanto o som da água da fonte ecoava naquela praça carregada de História.


O meu quarto. As várias mudanças até ficar ao meu gosto. As fotografias e lembranças que aos poucos tomaram conta das paredes. A surpresa que eles me prepararam na noite dos meus anos e que me arrancou as últimas lágrimas que tinha para chorar. A noite em que a G. foi lá dormir e em que a senti mais próxima que nunca.
O ter de arrumar tudo numa mala até deixar o quarto vazio. A primeira vez que vi lágrimas na cara do G., por também estar a desfazer o seu quarto. Sentar-me na cama e continuar a senti-lo meu, mesmo assim, despido.

1 comment: